Mais de 50 Anos de História…

A aimmpAssociação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal é a única associação empresarial com uma perspectiva de Fileira, representando as empresas de Serração de Madeira, de Painéis Derivados de Madeira, de Carpintaria e outros Produtos de Madeira, de Mobiliário e de Importação e Exportação de Madeiras. Mas a actual estrutura associativa resulta de um processo evolutivo, que teve o seu início na década de 1950.

TRANSFERIR FICHEIRO 

1957 Manuel Ferreira de Sousa – Presidente 1957 a 1971

A 12 de Junho de 1957 é publicado o alvará de aprovação dos estatutos do Grémio dos Industriais de Serração de Madeiras dos distritos do Porto e de Aveiro. Em 24 de Junho do mesmo ano toma posse, na Delegação do Instituto Nacional do Trabalho, no Porto, a Comissão Directiva do Grémio, nomeada por despacho do Ministro das Corporações e Providência Social.

hst1
1960 A 5 de Janeiro de 1960 reúne a primeira Assembleia-Geral eleitoral.
1961 A 20 de Janeiro de 1961 tomam posse, no Instituto Nacional do Trabalho do Porto, os primeiros corpos dirigentes.
A 21 de Abril do mesmo ano, é publicado o alvará que alarga o âmbito de actuação do Grémio dos Industriais de Serração de Madeira aos distritos de Vila Real e Bragança.
hst2
1962 No ano seguinte, a 27 de Novembro, por alvará, o Grémio passa a ter âmbito nacional, assumindo a designação de Grémio Nacional dos Industriais de Serração de Madeiras. hst3
1970 A 2 de Setembro de 1970, por alvará, o Grémio passa a abranger todas as indústrias da fileira florestal, com exclusão da celulose e da cortiça, passando a designar-se Grémio Nacional das Indústrias de Madeira, com âmbito territorial metropolitano, insular e ultramarino. hst4
1971 José Gonçalves de Abreu – Presidente 1971 a 1988

A 2 de julho são inauguradas as novas instalações do CFPIM em Ramalde, Porto, com a presença do Secretário de Estado do Trabalho e da Previdência e de representantes de entidades corporativas e autoridades civis.

jose goncalves de abreu aimmp
1974 Após o 25 de Abril de 1974, na sequência de legislação publicada para o efeito, foi extinto o Grémio Nacional das Indústrias de Madeira, sendo constituída a Associação Nacional das Indústrias de Madeira (ANIM), a Associação Portuguesa de Comércio e Indústria de Madeiras (APCIM) e a Associação dos Industriais de Painéis de Madeira (AIPM).
Com o decorrer dos anos, e dadas as profundas mutações que se verificaram no contexto empresarial, com reflexos nos diferentes – mas complementares – sectores de actividade da Indústria de Madeira, as três Associações iniciaram um processo de reestruturação associativa do sector, que culminou numa integração de esforços e meios até então dispersos, contribuindo de forma mais eficaz e dinâmica para a defesa e a promoção da Fileira de Madeira.
hst5
1988 Alberto Pereira Mesquita – Presidente 1988 a 1996

O então Presidente da Direção, José de Abreu, informa que havia deixado de reunir as condições necessárias para continuar a representar a ANIM e, portanto, iria retirar-se das funções. Perante esta situação, Alberto Mesquita propões a elaboração de uma lista para os orgãos diretivos, na qual ele passaria para a Assembleia Geral.
Realização de Encontros Regionais em Pedrógão Grande e Viana do Castelo. Participação na Larmóvel, em Braga.

alberto pereira mesquita aimmp
1995 A designação aimmp foi assumida em Outubro de 1995, sendo os seus estatutos publicados no Boletim do Trabalho e Emprego, 3ª série, nº 20, d 30 de Outubro de 1995. hst6
1996 No ano seguinte, a 10 de Julho de 1996, por escritura pública, foram incorporadas na aimmp a APCIM – Associação Portugues de Comércio e Indústria de Madeiras e a AIPM – Associação dos Industriais de Painéis de Madeira. Deste modo, os esforços dispersos por 3 associações foram concentrados numa única associação, o que contribuiu para a defesa e a promoção da indústria da Fileira de Madeira, de forma mais dinâmica e realista. hst7
1996 Pedro Ferreira de Sousa – Presidente 1996 a 2002

Após a fusão das associações, a AIMMP foi dirigida por uma Comissão Administrativa. Nas eleições realizadas em julho, Pedro Ferreira de Sousa foi eleito Presidente da AIMMP.

pedro ferreira de sousa aimmp
2002 José Manuel Coelho Guedes – Presidente 2002 a 2004

Em maio, José Manuel Coelho Guedes assume a Presidência da AIMMP.

jose manuel coelho guedes aimmp
2004 Fernando Rolin Diniz – Presidente 2004 a 2011

No dia 29 de julho, foram eleitos e empossados os membros dos Órgãos Sociais da AIMMP para o triénio 2005/2007. Fernando Rolin assume a Presidência da AIMMP.

fernando rolin diniz aimmp
2010 Concretizou-se, em escritura pública, o projecto de incorporação na AIMMP da AFAC- Associação dos Fabricantes de Colchões e AIMC – Associação de Industriais de Madeiras do Centro.
2011 Vítor Poças – Atual Presidente

Vítor Poças tomou posse da Presidência da AIMMP em 29 de julho de 2011.

vitor pocas presidente aimmp

Hoje, passados mais de 50 anos, a AIMMP assume-se como associação de fileira representativa de todas as indústrias de madeira e mobiliário de Portugal.

7500 Empresas na Fileira da Madeira

Promotores da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.