O PNAM- Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira visa desde o seu começo:

“PROMOVER E DIVULGAR AS OBRAS DOS NOSSOS ARQUITETOS COM CONSTRUÇÕES EM MADEIRA.”

O PNAM é um prémio bienal e tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados.

1ª EDIÇÃO

pnam2011_catalogo

O PNAM tem a sua primeira edição em 2011, surgindo como uma iniciativa conjunta de várias entidades, integrada nas celebrações do Ano Internacional das Florestas. A SONAE Indústria, associou-se desde logo ao projeto de criação do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira.
A Comissão Organizadora integrou:

comissao_2011-02

Ministério da Agricultura; Autoridade Florestal Nacional; Ordem dos Arquitectos e Centro Pinus.

sonae1

A SONAE Indústria, foi desde sempre o patrocinador principal, o Patrocinador Ouro

patrocinadores2011-03

Nesta edição, os Patrocinadores prata foram: J.Pinto Leitão e Tecniwood.

Nesta primeira edição, puderam candidatar-se todos os arquitetos com obras construídas entre 2008 e 2011,em território nacional, em que fosse evidente o uso da madeira. O Júri foi presidido pelo arquiteto Pedro Bandeira.

O grande vencedor foi:

1º PRÉMIO | CASA DE ADPROPEIXE-GERÊS

Arquiteto: CARLOS CASTANHEIRA

adpropeixe-geres21

 

O PNAM 2011 atribui ainda três Menções Honrosas

1ª. Menção Honrosa
Casa C/Z- São Roque do Pico, Açores
SAMI ARQUITECTOS

2ª Menção Honrosa
Adega Casa da Torres- Vila Nova de Famalicão
Arquiteto Carlos Castanheira

3ª Menção Honrosa
TreeHotel-Lisboa
Estúdio DASS

A Cerimónia da entrega do PNAM 2011 decorreu na Fundação da Juventude no Porto. O PNAM 2011 deu origem a duas exposições no Porto e em Lisboa com o apoio, respetivamente na Fundação da Juventude e da Câmara Municipal de Lisboa.

2ª. Edição

CATÁLOGO

Esta edição do PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira foi um grande desafio desde logo, pelo sucesso conseguido na 1ª edição. Uma nova Comissão Organizadora assumiu o PNAM. A Sonae Indústria manteve o seu papel mobilizador e de principal patrocinador.
A Comissão Organizadora integrou:

logos2013-01

 

aimmp – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal; OA – Ordem dos Arquitectos; CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

sonae1

 

A SONAE Indústria, associou-se desde logo ao projeto de criação do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira e foi desde sempre o patrocinador principal, o Patrocinador Ouro 

logos_prata_2013-04

Nesta edição, os Patrocinadores de prata foram: J.Pinto Leitão e R6LIVING

logos_bronze_2013-05-05

 

Os Patrocinadores de bronze foram: madeipoças, rothoblas.com, Lenhotec e camarc

camarc-06

Caixas de madeira do catálogo PNAM 2013

Nesta segunda edição, puderam candidatar-se todos os arquitetos com obras construídas entre setembro de 2011 e junho de 2013,em território nacional, em que fosse evidente o uso da madeira. O Júri foi presidido pelo arquiteto Gonçalo Byrne.

O grande vencedor foi:

1º PRÉMIO | N10 INDOOR

COMOCO ARQUITETOS

N10II_-_PNAM_-_Foto_04  Premio_N10Indoor

 

 

O 1º. Prémio recebeu o Prémio Ouro SONAE Indústria e teve pela primeira vez na história do PNAM o privilégio de poder contar com uma escultura exclusiva em madeira, do mestre Siza Vieira.
O PNAM 2013 atribuiu ainda duas Menções Honrosas

Menção Honrosa
SWING | MORADAVAGA
Pedro Cavaco Leitão com Manfred Eccli

Menção Honrosa
LABORATÓRIO DE CURADORIA
Arquiteto JOÃO MENDES RIBEIRO

A Cerimónia da entrega do PNAM 20113 teve o Alto Patrocínio de Sª: Exª. a Sra. Presidente da Assembleia da República e decorreu na Assembleia da República. Aspeto particular desta cerimónia, a oferta pelo presidente da aimmp Dr Vítor Poças de um simbólico pequeno Pinheiro Bravo que ficou nos jardins do Parlamento a perpetuar esta cerimónia. O PNAM 2013 deu origem a duas exposições : uma em Lisboa, nos corredores da Assembleia da República e outra no Porto, na EXPONOR.

3ª. EDIÇÃO

logo_PNAM_2015-03

 

A terceira edição, o PNAM 2015, foi oficialmente anunciada a 12 de dezembro de 2014. Mais um grande desafio para a Comissão Organizadora de divulgar as obras dos “ARQUITETOS PORTUGUESES COM CONSTRUÇÕES EM MADEIRA” .

A Comissão Organizadora integra:

logos2013-01

 

aimmp – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal; OA – Ordem dos Arquitectos e CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.
O PNAM 2015 tem ainda uma Comissão de Acompanhamento. A Comissão de Acompanhamento do PNAM 2015 é constituída pelos membros da Comissão Organizadora, pela Sonae Indústria e J.Pinto Leitão, respetivamente patrocinadores de ouro e prata, FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ESAP – Escola Superior de Artes do Porto e pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, podendo ser alargada por inclusão de futuros patrocinadores de prata.

sonae1

A SONAE Indústria, prestigia mais uma vez o PNAM, sendo de novo o Patrocinador de Ouro para o Primeiro Prémio
O PNAM volta a ter o privilégio de poder contar com uma escultura exclusiva em madeira do mestre Siza Viera para o primeiro prémio.

Nesta terceira edição podem candidatar-se ao PNAM 2015 obras que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura, como especificado nos números 3.3. e 3.4. nas normas regulamentares gerais do Prémio, que tenham sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2014 e que sejam da autoria de arquitetos, membros com efetividade de direitos na Ordem dos Arquitectos. O Júri será presidido por uma destacada personalidade da arquitetura portuguesas a anunciar.
Mantendo a rotatividade na Cerimónia de entrega do PNAM, a edição de 2015 deverá ser entregue no Porto.
A ORGANIZAÇÃO DO PNAM 2015 ESPERA CORRESPONDER AOS ELEVADOS PADRÕES QUALIDADE DAS EDIÇÕES ANTERIORES E SE POSSÍVEL, SUPERÁ-LOS.

A Organização

logos2013-01