Vantagens para Associados

A aimmp existe e trabalha diariamente para os seus associados tendo em vista apoiar e incentivar o seu desenvolvimento. Numa economia aberta à escala global e num sector marcadamente constituído por pequenas e médias empresas, esta associação desenvolve um conjunto de atividades de interesse coletivo que isoladamente seriam muito difíceis de serem asseguradas, no seu conjunto, por cada uma das empresas.

Informação

A aimmp produz e dissemina pelos associados um conjunto de informações e documentação essencial à sua actividade, nomeadamente no que concerne ao sector e mercados, informação jurídica, técnica, económica e fiscal e outras actualidades.

  • Informação sobre o setor (Estatística e Conjuntura)
  • Guias e manuais de boas práticas
  • Boletim informativo “Indústrias de Madeira”
  • Estudos setoriais
  • Projectos e incentivos públicos
  • Seminários e encontros empresariais
  • Legislação
  • Estudos e informações de mercados
  • Normas e regulamentação técnica
socio vantagens 001

Jurídico e Laboral

socio vantagens 002

Garantimos aos nossos associados o aconselhamento jurídico permanente na área do direito laboral, civil, comercial, empresarial e administrativo, dispondo para o efeito de um quadro técnico permanente composto por 2 juristas.

Com vasta experiência e conhecimento aprofundado dos problemas jurídico-laborais das indústrias da fileira de madeira que nos permitem garantir uma resposta atempada e com rigor técnico às questões suscitadas.

Estudos e Projetos

A aimmp apoia as empresas no desenvolvimento do seu negócio, nomeadamente nas seguintes vertentes:

  • Diagnóstico e auditoria nas áreas tecnológica e ambiental
  • Projetos de investimento e de candidatura a sistemas de incentivos
  • Diagnóstico e auditoria de gestão global
  • Estudo de viabilidade económica e financeira de empresas e projetos
  • Preparação de dossiers de acesso a financiamento da atividade
  • Estudos de mercado
socio vantagens 003

Internacionalização

socio vantagens 004

A aimmp apoia as empresas nos seus processos visando a crescente internacionalização.
Em estreita cooperação com a AICEP promove a presença portuguesa em certames profissionais no exterior; organiza missões empresariais de prospecção comercial, organiza missões de visita a certames de referência, organiza acções de formação/informação sobre a abordagem a mercados novos e realiza campanhas de promoção dos materiais de madeira e mobiliário portugueses nos mercados externos.

Apoio Técnico e Tecnológico

Asseguramos um serviço permanente de apoio técnico às crescentes solicitações apresentadas pelas PME’s e micro empresas . O reforço da capacidade técnica de intervenção, pela qualificação do seu quadro, o desenvolvimento de novos projectos e o reforço de acções de qualificação, assentes na inovação, são as preocupações de base do departamento técnico, que visa apoiar as empresas, na área técnica e tecnológica, especialmente no que se refere à regulamentação industrial e de produto, qualidade, ambiente, certificação e normalização.

socio vantagens 005

Formação

socio vantagens 006

A promoção da formação profissional de jovens quadros para o sector, e o reforço das competências dos gestores e activos das empresas tem sido uma preocupação constante, assumindo a aimmp, nesta matéria, um papel fundamental na gestão do Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (CFPIMM).
Complementarmente, organiza acções e programas de formação para os seus associados.

Economia digital e marketing

No âmbito de Serviços de Marketing, disponibilizamos aos nossos Associados soluções para a elaboração de brochuras, conteúdos e soluções para a Internet.

Ao longo destes últimos anos tem-se assistido a profundas alterações na economia mundial nos mais diversos sectores de actividade e que decorrem da progressiva globalização, da rápida evolução tecnológica e saturação dos mercados, acarretando grandes mudanças nos gostos e preferências dos consumidores que se tornam cada vez mais sofisticados e exigentes.

As ferramentas na Internet permitem, assim, economias nos custos de transmissão, informáticos, administrativos, financeiros (gestão optimizada da tesouraria), de produção, qualidade, stocks, formação, recrutamento, compras (possibilidade de encontrar novos fornecedores; integração do cliente – fornecedor) e de marketing.

socio vantagens 007

Gestão de marcas associativas (EUR / EPAL / CNUF / Associative Design / iLove / iMake / iPack)

EUR/EPAL

Em Portugal, desde Março de 2001, que as paletes EUR/EPAL, sob a gestão da AIMMP, são produzidas pelos fabricantes e reparadores nacionais autorizados, com o mais elevado grau de exigência e qualidade, como comprova o facto de se ter atingido um milhão de paletes EUR/EPAL nacionais de 800 x 1200mm sem qualquer reclamação do mercado.

CNUF

Recentemente foi registada a marca europeia CNUF destinada a referenciar o sistema de certificação de urnas funerárias fabricadas nos termos da norma NP4474-1:2008 bem como dos requisitos técnicos definidos para uso da própria marca.

Associative Design

A aimmp dispõe de uma marca registada “Associative Design” para a promoção do design e decoração, designadamente através do mobiliário português. Pretende-se numa segunda fase que esta marca seja utilizada na fabricação de uma galeria de peças previamente seleccionadas por um júri e comercializadas nos termos do seu regulamento.

iLove | iMake | iPack

Tendo em vista a possibilidade de uso de marcas pelos associados da aimmp, designadamente no contexto de exportação, foram registadas e disponibilizadas as marcas iLove (mobiliário), iMake (materiais de construção), iPack (embalagens de madeira)

Representação Institucional

A dimensão e importância do sector em Portugal, no contexto do seu número de empresas, empregabilidade, volume de exportações, valor acrescentado nacional e o seu contributo para a sustentabilidade e uma economia verde, exigem desta associação uma atenção e intervenção permanentes junto do Governo, da União Europeia e das diversas entidades que podem influenciar o seu desenvolvimento. Esta atividade é de extrema importância para a defesa dos interesses dos nossos associados e tem-se revelado extremamente útil nas mais diferentes matérias de interesse colectivo. O sucesso destas iniciativas depende da colaboração das nossas empresas, cuja adesão constitui, na nossa perspectiva ética e moral, uma obrigação empresarial.