No contexto da ameaça ao Abastecimento da Madeira de Pinho nas Indústrias de 1ª transformação de Madeira, a AIMMP tem vindo a receber de todo o país manifestações de dificuldades crescentes no abastecimento regular de madeira, em quantidade e qualidade. Este não é um problema novo, mas que tem vindo a agudizar-se de forma insustentável nos últimos meses.

É urgente criar soluções para este problema, nomeadamente encontrando alternativas de abastecimento como a importação em grupo, ou outras propostas que a AIMMP poderá ajudar a implementar, enquanto associação em defesa do setor.

Bem como é inequívoca a necessidade de fomentar, de uma vez por todas, o desenvolvimento de uma floresta sustentável que contemple as necessidades de madeira de pinho para a sobrevivência e desenvolvimento da nossa indústria, a médio e longo prazo.

Adicionalmente, o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030 aponta o setor da Floresta e suas indústrias como uma prioridade, nessa medida, entre 2021 e 2027 haverá verbas da União Europeia, talvez a derradeira oportunidade de financiamento para as medidas que é necessário tomar.

Neste contexto, vimos convocar para um Debate Nacional de Empresários do Setor da Madeira e Mobiliário, em particular das indústrias da 1ª Transformação para DEBATER E PROPOR SOLUÇÕES CONCRETAS que evitem este estrangulamento do setor.

O encontro, inicialmente previsto para 3 de setembro, realiza-se no próximo dia 14 de outubro, no BioCant Park (Parque Tecnológico de Cantanhede 3360-197 Cantanhede) entre as 14h00 e as 17h30. Após a reunião será servido um Porto de Honra.

Pontos em discussão no encontro:
1. Necessidades de madeira de pinho face à oferta disponível – Diagnóstico da situação atual;
2. Modelos de importação de madeira em grupo – Logística e condicionantes;
3. Parcerias Estratégicas para mobilizar os agentes decisores;
4. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e PDR – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural 2021-27: como canalizar verbas para o desenvolvimento florestal;
5. Auscultação das empresas participantes.

Participe neste importante Encontro do setor, a inscrição é obrigatória até ao dia 6 de Outubro, através do link: Ficha de Inscrição

Para melhor preparação do Debate, e para preparação de propostas de atuação da AIMMP, agradecemos que preencha um breve questionário de diagnóstico da situação: Questionário de Diagnóstico.

Para mais informações contacte:

Paula Barroso
927963959
paula.barroso@aimmp.pt