Conferência sobre “Novos desafios para a indústria do mobiliário em Ourém”

“Novos desafios para a indústria do mobiliário em Ourém” foi o tema da conferência organizada e promovida pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima – em parceria com a Câmara Municipal. A abertura do evento, que se realizou no auditório da Autarquia, no dia 6 de junho, coube aos anfitriões, Luís Miguel Albuquerque (Presidente da CMO) e Domingos Oliveira das Neves (Presidente da Direção da ACISO).

Em destaque, na conferência, esteve a indústria do mobiliário, nomeadamente, a inovação nos processos de produção, a importância do design e da inovação industrial, bem como uma abordagem ao marketing, aos mercados e à internacionalização. Um evento que contou com a presença de diversos empresários Oureenses da indústria do mobiliário.

Entre os oradores convidados destaque para Vítor Poças, presidente da AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, que usou da palavra para realçar a importância da Internacionalização das empresas, ao mesmo tempo que apresentou a associação que preside e o trabalho que esta desenvolve, em prol dos seus Associados, quer nacional, quer internacionalmente. Para o efeito, fez-se acompanhar de um pequeno vídeo, através do qual o público presente pôde ficar com uma noção mais clara do trabalho que a AIMMP desenvolve.

O Professor Francisco Providência, da Universidade de Aveiro, falou sobre o “Design e Inovação Industrial” e o Professor Carlos Costa, da mesma Universidade, abordou o “Marketing e Mercados”.

Para o final foi deixada a apresentação de dois casos de sucesso, nomeadamente a Castro Wood Floors e a Temahome, cujos responsáveis falaram sobre as suas experiências no mercado.