Este workshop foi dirigido a empresas de diferentes sectores, centros de I&D, decisores, profissionais e outros especialistas com interesse na partilha de soluções e inovações para toda a cadeia de valor industrial da fileira da madeira. Nesse sentido, e tendo em conta um modelo de desenvolvimento sustentável das empresas, a AIMMP foi convidada  a identificar desafios para toda a cadeia de valor numa mais eficiente utilização de recursos.
Os temas centrais da discussão e partilha de ideias foram a economia circular e o roteiro para a indústria 4.0 centrado na indústria da fileira florestal. Pellets e madeira de pallets, sim. A aimmp, representada por João Ferreira do Departamento de Operações e Projetos, reforçou o caráter renovável e de ciclo de carbono neutro dos produtos da indústria da madeira, reforçados pela circularidade e utilização sequencial e eficiente das matérias-primas e subprodutos no seu ciclo de aproveitamento, substanciadas, também, pela companheira de painel, Luísa Magalhães da Associação Smart Waste Portugal.
A integração de sistemas avançados de informação e ferramentas de auxílio à decisão em ambiente industrial foi apresentada como meio de atingir uma maior eficiência de processos e inovação da gestão, tendo por fim o aumento da competitividade e produtividade da indústria.
O evento revelou-se extremamente produtivo para o conhecimento mútuo de atores importantes do setor, suas atividades e identificação de possíveis sinergias e colaborações.